sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Os numeros do pequeno príncipe

Os Números do Pequeno Príncipe 135

Como havia prometido, aí vão os primeiros números do Cruiser 135, para que vocês possam ter uma primeira idéia das características e dimensões do barco, e uma primeira estimativa de desempenho e características de estabilidade. Coloquei também alguns desenhos do casco em 3D, feitos num software de projeto naval.
tela do FreeShip, onde o projeto está sendo desenvolvido
render-pequeno-principeComo se vê acima, trata-se de um casco de planeio e baixo calado. Mais detalhes abaixo:Comprimento na linha d´água:      3.629 [m]
Comprimento total:      4.233 [m]
Boca na linha d´água:      1.619 [m]
Boca:      1.816 [m]
Calado (sem bolina) :      0.22
Nesta configuração o barco desloca 600 kg, peso elevado para um pequeno veleiro. Supondo que ele tenha cerca de 120kg de lastro, e pese cerca de 150kg (casco), temos uma carga útil de quase 330kg. Permite, assim,  fazer velejadas mais longas levando água e mantimentos.
Coeficiente de bloco :        0.4659
Coeficiente prismático :        0.6155
O casco tem generosas superfícies planas, para permitir maiores velocidades em regime de semi-planeio, e o coeficiente prismático é elevado devido às dimensões da popa.
lateral-casco-cruiser-webEstes são apenas dados preliminares obtidos da análise da hidrostática d0 primeiro esboço do casco. Este terá que ser desenvolvido ainda, para que depois se faça o projeto do plano vélico, e depois da quilha e do leme. Apenas após a conclusão desta etapa será possível iniciar os desenhos técnicos, de construção.
Fiquem ligados nas próximas notícias para saber das novidades. Na próxima parte, primeiras estimativas de estabilidade do Cruiser 135.  http://gustavodantas.wordpress.com/projeto-cruiser/dimensoes-area-velica-cruiser-135/


Nenhum comentário:

Postar um comentário