sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ainda sobre o pequeno príncipe

Características de Estabilidade e Navegabilidade

Estabilidade estática

O gráfico ao lado mostra o braço de restituição para ângulos de adernamento de 0 a 180 graus. Que informações este gráfico nos dá a respeito da estabilidade do Cruiser? Em primeiro lugar, vemos que o barco tem estabilidade positiva até um ângulo de quase 120 graus, ou seja, até este ângulo, o barco retorna à posição vertical por conta própria. Além disso, comparando as áreas formadas pela curva acima e abaixo do eixo de GZ=0, vemos que a energia necessária para virar o barco (área da curva positiva) é bem maior que a energia para desvirá-lo, ou seja, em condições de mar capazes de provocar uma capotagem, o barco provavelmente retornará a posição correta por conta própria em pouco tempo.
righting-arm-webAlém disso, a inclinação do gráfico até 30 graus indica uma grande estabilidade inicial, que permite carregar mais área vélica ou suportar ventos fortes sem necessitar rizar as velas. A vantagem é óbvia: mais vento=mais velocidade.

Plano Vélico

pequenoprincipe135gaff
armação carangueja (gaff rig)
Duas opções de armação Sloop são oferecidas: uma com maior área vélica (11 m2) na vela grande e na genoa (com gurupés), mas com centro de esforço mais baixo. A segunda versão tem menor área vélica (9,3m2), melhor desempenho no contravento, mas o centro de esforço das velas está na mesma posição longitudinalmente, e você pode optar por qualquer uma delas sem precisar modificar a posição da caixa de bolina.
Outra opção é a armação Catboat, muito popular fora do Brasil, em especial nos EUA. Uma única vela carangueja é armada num mastro montado quase na proa. Vantagens óbvias: cabine sem obstrução do mastro e simplicidade para armar e velejar.
O catboat é um barco de pesca e trabalho que foi muito utilizado na região de Cape Cod (Nova Inglaterra, EUA) no século XIX e começo do século XX, por sua estabilidade, capacidade de carga e facilidade de navegação, e após os anos 50 voltou a se tornar popular, desta vez como veleiro de recreio. É uma armação que tem como principal vantagem a facilidade de navegação em especial quando o barco é tripulado por uma pessoa apenas.
Apesar da maioria absoluta dos veleiros brasileiros utiliza velas grandes triangulares (bermuda rig), preferida em regatas devido ao melhor desempenho no contravento, mas a vela carangueja (gaff rig) é a que oferece melhor eficiência no vento de popa e de través. Como este não é um veleiro para regatas, preferi utilizar este tipo de vela, já que as suas vantagens, em minha opinião, compensam a sua deficiência na orça fechada.
Área Vélica e Centro de Esforço Lateral
lead_135Na figura ao lado você vê o plano vélico do Cruiser 135, agora batizado, por vocês, de Pequeno Príncipe. O Pequeno Príncipe dos mares é um veleiro diferente, porque seu projeto foi feito a partir de constantes pesquisas e enquetes com os leitores do site, e seu desenvolvimento levou em conta o compromisso entre custo, segurança e facilidade de transporte, guarda e uso, para ser um primeiro veleiro ideal para quem quer construir seu primeiro barco.
A idéia é que ele seja um veleiro ideal para o aprendizado, tanto da arte de contrução de veleiros em compensado  naval, quanto da arte de velejar.
A Área vélica é de 10m2, e a armação Gaff Rig (carangueja) tem um centro de esforço mais baixo, permitindo maior área vélica com menor adernamento. A armação escolhida também tem melhor desempenho em ventos de través e popa, perdendo para a armação marconi (sloop) apenas na orça fechada.

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