sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Técnicas de construção

 Strip Plank

Um belo método de construção sem nenhuma dúvida. É muito difundido na Austrália. Com ele, podemos construir um barco de casco redondo, ou carenado, onde temos ripas de cedro, ou outra madeira leve, coladas no sentido proa-popa, revestidos interna e externamente por uma camada de fibra de vidro.
Para aqueles que gostam de trabalhar com madeira, este método é o mais indicado. A velocidade de construção é grande e a qualidade final excelente.


stitch and glue 


2- O Método "Costure e Cole" ( do inglês "stitch-and-glue")
O barco é construído a partir dos painéis de forro das laterais e do fundo unidos uns aos outros com fita de fibra de vidro e resina epóxi. Onde na construção convencional vai um sarrafo de madeira na quina, no sistema "Costure e Cole", é colocada a fita de fibra de vidro com resina. Para que a fita possa ser aplicada, os painéis do forro são mantidos unidos através de arames ou fio de nylon em vários furos igualmente espaçados na borda das chapas, daí a expressão "Costure". A colocação de anteparas garante a resistência da estrutura assim montada, formando uma estrutura solidária, monobloco. A vantagem é que o trabalho necessário à construção é bem menor do que no sistema convencional pois não há necessidade de berço ou estrado para dar sustentação ao cavername que não existe propriamente naquele sentido. O número de ferramentas empregado é mínimo, bastando em linhas gerais, utilizar uma serra circular, lixadeira de cinta, furadeira portátil, plaina, esquadro e trena, além do necessário para a aplicação da fibra e da resina epóxi que inclui equipamento de segurança adequado, como respirador com filtro apropriado e luvas de proteção . 






Lapstrake
     Essa técnica consiste basicamente em sobrepor tábuas  sobre um molde até a formação do casco.



      Para a construção de pequenas embarcações aconselho a técnica do stitch and glue, por ser ela mais fácil de assimilar para quem está começando e não tem muita noção de marcenaria.

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog, pois estava mesmo procurando informações a respeito de técnicas de construção de barcos em compensado naval. Gostaria de saber mais sobre a técnica do lapstrake.

    ResponderExcluir
  2. boa tarde e onde posso comprar um rolo de fibra a resin e o endurecedor obrigado

    ResponderExcluir