quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Resinas

      Existe basicamente trez tipos de sistemas de resinas para laminação náutica., são as resinas poliéster, estervinílicas e epoxy. Estes trez tipos de resinas, são conhecida como termo fixas, pois depois de catalisadas e curadas, elas se tornam insolúveis, ao contrário das termo plásticas que podem ser recicladas. 

Resina poliéster: São as mais comuns para laminação geral. Existe uma grande quantidade de tipos disponíveis que apresentam as mais variadas combinações de propriedades, cada uma desenvolvida para uma aplicação específica.
vantagens : custo baixo, disponibilidade imediata, facilidade de utilização em temperatura ambiente com propriedades mecânicas aceitáveis

desvantagens : a baixa elongação antes da quebra, alta contração, baixo poder de colagem e baixa resistência a agua.

Resina epoxy : São uma classe de resinas termo fixas com uma grande variedade de aplicações, o que dá extrema versatilidade de utilizações em diferentes técnicas e processos. A resina epoxy pode ser utilizada como resina de laminação, como selantes, adesivo, tintas, vernizes e muitas outras aplicações.

Vantagens : pode ser usada para colar o barco assim como para a laminação com fibra de vidro.

Desvantagem : custo muito alto.

Resina estervinílica :  A resina estervinílica é similar a resina poliéster, associando a facilidade de aplicação e cura das resinas poliéster e as excelentes propriedades de resistência da resina epoxy. Laminados fabricados com resina estervinílica apresentam uma menor absorção de água e menor hidrólise, que nada mais é do que a quebra da cadeia molecular pela ação da agua, quando comparada com as resinas convencionais de laminação.

      Acima um apanhado geral das trez principais resinas usadas na laminação, sendo que para construção de pequenas embarcações aconselho o uso da resina epoxy, por um motivos básicos: com a mesma resina cola-se o barco e também lamina-se o casco. Dúvidas ou informações mais específicas entrar em contato atravéz do meu E-mail, ou na área de comentario deste post.  jesse.teixeira@ig.com.br









2 comentários:

  1. caro blogueiro:

    Fiz uma experiência com fibra de vidro e resina poliéster, e o resultado não pareceu bom. A caixa que fiz ficou endurecida, mas ficou colante. Porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. normalmente o que deixa a superficie pegajosa e umidade

      Excluir