quinta-feira, 24 de março de 2011

links interessantes

   Acessem esses links abaixo, pois são sobre construçao de barcos e outros assuntos inerentes.

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O Barco de Fundo Chato


Se você é construtor iniciante e pretende navegar em águas abrigadas nada mais apropriado ou aconselhável de construir do que um barco de fundo chato. A vantagem é a facilidade de construção, o tempo de execução que é bem menor do que o necessário para construir um fundo em V do mesmo porte, e menor custo. A isto junta-se a estabilidade, boa navegabilidade em águas calmas e o acesso a praias com pouca profundidade devido ao pequeno calado. Podem ser equipados com remos, motor ou vela, sendo neste último caso construidos com bolina móvel. Quanto ao desenho, tem normalmente deslocamento leve , casco relativamente estreito em proporção ao comprimento e curvatura do fundo suave tanto em direção à proa como à popa.
O princípio de construção é bastante simples : juntam-se duas peças que irão constituir as laterais do barco na roda de proa, em seguida fixa-se a caverna central - esta peça poderá permanecer incorporada ao barco ao final da montagem ou se prestar apenas como molde ou gabarito da seção com o objetivo de dar forma ao casco. As peças laterais são então aproximadas na popa umas das outras de modo a serem fixadas no espelho de popa. Após esta operação, basta fixar o tabuado do fundo. O barco estará praticamente pronto, restando apenas, se for o caso, instalar o motor interno, colocar as ferragens e efetuar a pintura.
A construção também pode ser feita pelo método tradicional, fixando as cavernas em um estrado, fixando os paus das quinas e preparando a estrutura para receber a forração do casco. Porém é muito mais fácil traçar as laterais do casco no próprio compensado que vai ser utilizado para esse fim e em seguida montar o conjunto como descrito anteriormente. Se a lateral do casco é uma peça em forma de retângulo com os lados paralelos é tudo muito simples, mas se você for construir um fundo chato com desenho mais elaborado, com o costado desenvolvido em formato próprio, o traçado da lateral deve ser obtido a partir da confecção de um modelo em escala reduzida, de modo que as linhas do desenho sejam exatamente aquelas do projeto considerado. O modelo pode ser feito em meia boca, já que não há necessidade do casco inteiro, a não ser que se deseje ter o barco em escala como peça decorativa ou outro fim. Essa forma de construção, a partir do forro das laterais, se aplica melhor aos barcos de menor porte e com casco de compensado.
Acesse os sites a seguir e veja a elegância e simplicidade de construção dos modelos apresentados.
  • Light Schooner
    Escuna de construção leve, fundo chato, 7,16 m de comprimento, boca 1,50 m. Passo-a-passo da construção do modelo projetado por Philip C. Bolger, com planos reduzidos no livro Build the New Instant Boats, autor Harold "Dynamite" Payson (veja o sumário na seção "Livros").
  • Wacky Lassie
    Barco a remo de fundo chato, de construção rápida, 3,50 m de comprimento, boca 0,76 m. Passo-a-passo da construção que tem como característica os lados em painéis retos (largura de 28 cm) com ângulo constante.
  • Construção em madeira/epoxi pelo Westsystem
Leia tudo sobre os barcos de fundo chato, construção, desenho,etc, em:
THE SHARPIE BOOK
Reuel B. Parker
International Marine
P.O. Box 220
Camden,ME 04843-USA

 

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Materiais, onde Encontrar

Aqui você encontrará fabricantes de diversos materiais empregados na construção de barcos em geral. Através deles, consultando o setor de vendas, será possível chegar aos revendedores, representantes ou distribuidores dos produtos nas diversas regiões do país e na localidade mais próxima de você.

    Cabos de Aço

  • Siva
  • Impal
  • Morsing
  • A Morsing disponibiliza o catálogo, Guia do Navegador, publicação específica sobre cabos inox náuticos, com perguntas mais frequentes e tabela de seleção de cabos. Entre no site e siga as instruções para download.

    Colas e Adesivos

  • Tubolit
  • A Tubolit fabrica o Adesivo SCUNA, epoxi de dois componentes para colagem em geral e construção de sistemas compostos com fibra de vidro,fibra de carbono Kevlar ou madeira. Especialmente desenvolvido como impregnante e adesivo em sistemas compostos com fibra de vidro/ fibra de carbono / kevlar / madeira, que permitem a construção de estruturas de alta resistência e baixo peso, como embarcações, aviões ou planadores. O produto é encontrado em lojas especializadas em tintas náuticas. Embalagens de 1 e 5 Kg. Tubolit Indústria e Comércio Ltda. Rua Eloi Mendes, 150 - CEP 25010-550 - Duque de Caxias - RJ Tel.: (21) 2671-0163 - Fax: (21) 2671-4281
  • ALBA
  • A Alba fabrica o CASCOPHEN RS, adesivo à base de resorcinol-formol, para cura à tenmperatura ambiente, especialmente indicado para colagens de madeiras à prova d'água. É excelente para trabalhos navais, hidráulicos e outros, onde a colagem deverá ficar exposta, temporária ou definitivamente, à ação das intempéries, água, etc., como é o caso de barcos e caixas d'água. Encontrado nas grandes lojas de tintas.


    Elementos de Fixação

  • Ciser
  • Na Ciser você encontrará praticamente tudo em matéria de parafusos, dos galvanizados aos de aço inox. Consulte as tabelas de preços para ter acesso as medidas normalmente fabricadas.
  • Dapco
  • A especialidade da Dapco é a fabricação de pararafusos, fixadores em aço inox.
    Leia tudo sobre fixadores: tipos de metal, combinação de metais, os diversos parafusos, pregos etc, no livro Manual de Construção de Barcos, autor Jorge Nasseh. Veja o sumário na seção "Livros".


Tintas


  • Coninco


  • Além de outros produtos, a Coninco tem uma linha de fabricação voltada especialmente para a pintura de barcos de madeira.
  • International


  • A International dispõe, em sua linha de fabricação, de vários sistemas de pintura para barcos em geral, em fibra de vidro, alumínio, aço e madeira.
      Distribuidores e Assistência Técnica
    • Fortaleza - Beira Mar Tintas - tel. 85-3226-4800
    • Salvador - Tisa Nordeste Tintas - tel. 71-3243-3933
    • Vitória - Intercores- tel. 27-2122-1600
    • Rio de Janeiro - Pier 242 - tel. 21-3866-8527
    • Rio de Janeiro - Tintoflex - tel. 21-2286-5650
    • Paraná - Corzim - tel. 41-3027-5336
    • Blumenau - Corzim Tintas Ltda - tel. 47-3326-3244
    • Porto Alegre - Intersul- tel. 51-3342-8433
    • Leia tudo sobre os sistemas de pintura disponíveis, suas vantagens, etc, no livro Manual de Construção de Barcos, autor Jorge Nasseh. Veja o sumário na seção "Livros". Texto extraido do site - http://www.geocities.ws/barcosamador/materiais.html 

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    Onde Aprender a Projetar Barcos

    Caso você deseje se profissionalizar na área ,ou simplesmente se aprofundar no aprendizado de como projetar embarcações de recreio, poderá recorrer às seguintes instituições:
    • Westlawn School of Yacht Design
      Oferece curso de Yacht Design na modalidade de ensino à distância. Existem duas versões do curso: uma, Yacht Design Professional , para quem vai se dedicar profissionalmente à arquitetura naval ; e outra, Yacht Design Lite , para quem deseja conhecer apenas os fundamentos do desenho e projeto de barcos.
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro
      Curso de Engenharia Naval e Oceânica
      O curso de engenharia naval e oceânica oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, prepara o profissional para atuar nas áreas de transportes marítimos e fluviais, assim como na construção naval e offshore, habilitando-o a desenvolver projetos de navios, lanchas, veleiros e plataformas de produção de petróleo.
      (Clique aqui para entrar na página )



    Curso Técnico de Nível Médio em Estruturas Navais

    Para aqueles que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho, há um curso de nível médio, profissionalizante, na área de estruturas navais, oferecido pela Escola Técnica Henrique Lage. Não se trata de um curso voltado exatamente para o projeto de embarcações, mas oferece um currículum que prepara o profissional para atuar na indústria naval com estágio em estaleiros, o que possibilita especialização em diversos setores de acordo com o interesse de cada um.

    Escola Técnica Henrique Lage
    Rua Guimarães Junior, 182
    Barreto - Niterói - RJ
    Telefone: 2628-0200
    Fax: 2626-5045 


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    Manuais de Construção de Barcos de Madeira

    Nesta seção você encontrará alguns livros que tratam dos conhecimentos básicos, iniciais, que o amador precisa ter para empreender a construção do seu barco. As publicações foram ordenadas aleatóriamente, não em uma presumida ordem de importância, mas se você procura um manual para quem está iniciando, vá ao título "Boatbuilding in Your Own Backyard".
    No livro Manual de Construção de Barcos, autor Jorge Nasseh (veja o sumário na seção "Livros"), você encontrará um capítulo dedicado a construção em madeira. Esta publicação é indispensável na prateleira de sua estante já que se trata de obra de autor nacional e sem os desencontros apresentados nas obras importadas no tocante a materiais. Nas publicações importadas os materiais são aqueles da região ou país de origem do autor e que normalmente não são encontrados no mercado nacional ou nas lojas próximas de onde você está, principalmente espécies de madeira e certas marcas de adesivos ou colas, assim como outros materiais.
    Veja a lista dos manuais e clique no que mais lhe interessar:

    HOW TO BUILD A WOODEN BOAT
    David C. "Bud" MacIntosh
    Illustrations by Samuel F. Manning
    Woodenboat Publications, Inc.
    Brooklin, Maine 04616 - USA - 1987

    Um excelente manual, muito bem ilustrado sobre a construção com forro em tabuado liso, muito comum em traineiras de pesca, escunas e outras embarcações de nosso litoral e rios. A obra gira em torno do processo de construção de um veleiro de quilha falsa, fundo redondo, projeto do próprio autor, com 39 pés de comprimento, 10 pés de boca e calado de 5 pés e 6 polegadas, desde o carenamento até o leme, respectiva ferragem e aparelho de manobra. Mostra como forrar o casco por dois sistemas: um, iniciando a fixação das tábuas a partir da linha da borda, descendo em direção a quilha ; e outro, a partir da tábua de resbordo junto a quilha, indo na direção contrária. Aborda a construção de mastros, tanto maciços e laminados como em forma de caixa.
    O sumário:
    Laying Down;
    The Making of Molds;
    The Ballast Keel;
    The Backbone: Keel and Sternpost;
    The Backbone: Stem, Rabbet, and Frame Sockets;
    The Backbone: Tail Feather, Transom, Molds, and Sheer;
    Ribbands and Timbering Off;
    Floor Timbers;
    The Planking Process: From the Sheer Down;
    The Planking Process: From the Garboard Up;
    A Smooth and Fair Hull;
    Ceilings;
    Fitting the Deck Framing;
    Laying the Deck;
    Building the House;
    Hatches and Other Deck Joinery;
    Fitting Bulkheads;
    Spars;
    The Rudder;
    Tools and Devices.

    Appendix
    Fitting a ballast Keel to an already built hull;
    A ballast keel filled out with deadwood;
    Centerboards.


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    BOATBUILDING WITH PLYWOOD
    Glen L. Witt,Naval Architect
    Glen-L Marine Designs
    302 páginas

    Se você vai construir um barco com fundo em V e casco em compensado naval, este é um ótimo manual. Mostra todas as etapas do trabalho com inúmeras fotos acompanhando passo-a-passo as diversas fases da construção. Apresenta de modo resumido a construção pelo método stitch-and-glue. Não traz planos para construção.
    O sumário:
    Why build a Plywood boat?
    Can you build your own boat?
    Tools & Equipment;
    Plywood;
    Lumber;
    Fastenings;
    Glues,Adhesives & Encapsulation;
    Lofting; Full Size Patterns; Frames;
    Stems & Breasthooks;
    Transoms; Setting Up;
    Keels;
    Chine Logs;
    Sheer Clamps & Harpins;
    Battens;
    Fairing;
    Plyood Planking;
    Righting the Hull;
    Decking & Decking Frame;
    Motor Stringers; Finishes & Fiberglassing;
    Interior Joinerywork;
    Cabins;
    Daggerboards,Centerboards & Rudders;
    Stitch-and-Glue.


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    BUEHLER'S BACKYARD BOATBUILDING
    George Buehler
    International Marine - Camden, Maine - EUA

    Outro excelente manual incluindo planos de construção reduzidos de veleiros e barcos a motor desde 28 a 55 pés, com fundo em V, todos construidos com casco em tabuado liso, podendo o amador optar por forrá-los com compensado naval, conforme comentado no próprio texto. Embora em escala reduzida, os projetos contém o necessário para o amador desenvolver a construção de cada modelo a partir das intruções passadas pelo autor ao longo do livro. Os planos contém todo o dimensionamento das peças estruturais das diversas embarcações, além de tabelas de cotas, planos de linhas etc. Mostra em todos os detalhes a confecção de quilha falsa fundida em concreto; faz comparação desta com a quilha fundida em ferro e em chumbo.
    O Sumário:
    Things to Think About When Choosing a Boat to Build;
    Setting Up Shop;
    Materials
    Lofting
    Keels and Ballast
    Framing Up
    Planking
    Decks
    Bolt-Ons: Rails, Chainplates, Posts, Spirits, and Bulwarks;
    Hatches and Houses
    Mechanical Stuff
    Interiors
    More Bolt-Ons: Coamings, Rails, Companionways; and Rudders;
    The Finish: Paints, Varnish, and Oils;
    The Launch;
    The Rig.

    Appendix
    Outfitting
    Boat Plans
    Suggested Reading

    Projetos incluidos no livro:

    PLANOS DE VELEIROS DE QUILHA FALSA COM SEÇÃO EM V
    Nome Comprimento Boca Calado Deslocamento
    HAGAR 28' 8' 4' 6" 8,000 lbs
    JUNO 35' 6" 10' 7" 5' 6" 22,500 lbs
    OLGA 42' 12' 2" 7' 46,000 lbs
    ARCHIMEDES 43' 13' 6" 6' 42,000 lbs
    DRAGONFLY 50' 11' 6" 6' 36,000 lbs
    PLANOS DE BARCOS A MOTOR COM SEÇÃO EM V
    ALASKA 34' 11' 3' 6" ---
    JULIAN ADDERLY 30' 4 10' 3" 3' 6" ---
    A.W.HUDERMANN 55' 4" 15' 6" 6" 73,600 lbs


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    BOATBUILDING IN YOUR OWN BACK YARD
    Sam Rabl
    Cornell Maritime Press, Centreville, Maryland 21617 - USA
    ( 1947, 1948, 1984)

    Manual de construção detalhado, ótimo para principiantes, com 11 projetos de embarcações de pequeno porte.
    O sumário:
    Boatbuilding Woods
    Tools and Their Uses
    Fastenings
    Laying Down and Taking Off
    Framing the Boat
    Making the Fits
    Planking and Decking
    Installing the Motor
    The Cabin
    Joiner Work Details
    Plumbing
    Sails and Rigging
    Caulking and Paint
    Useful Information
    Building the Boat

    Projetos incluidos no livro:

    PLANOS DE CONSTRUÇÃO DE VELEIROS
    Nome Comprimento Boca Calado Característica
    TEAL 15' 4' 6" --- Fundo chato em compensado, para remo, vela com bolina móvel ou motor de popa.
    TTIMOUSE 15' 6' --- Veleiro c/casco em strip planking, c/cabine e bolina móvel. Fundo chato e costado redondo.
    PICAROON I 18' 7' 6" 3' 6" Quilha falsa, fundo em V, casco em compensado, c/motor auxiliar de centro de 12 HP ou de popa com alojamento apropriado.
    PICAROON II 18' 7' 6" 3' 6" Mesma quilha do anterior, porém com fundo redondo, casco em strip planking.
    PELICAN 24' 6" 9' 3' 6" Quilha falsa, fundo em V, forro em tabuado liso ou compensado, motor auxiliar de centro de 12 a 25 HP
    PLANOS DE CONSTRUÇÃO DE BARCOS A MOTOR
    SANDPIPER 15' 4' 6" --- Fundo em V com casco em compensado e motor de popa de 5 a 8 HP
    OSPREY 15' 6' --- Fundo chato com tabuado liso e costado redondo em strip planking.
    FISH HAWK 18' 7' --- Fundo redondo, forro em strip planking, c/motor de centro de 25 a 100 HP.
    PUFFIN 18' 7' 6" --- Seção em V, casco em compensado, para motor de popa.
    KITTIWAKE 24' 8' 9" 2' Fundo em V, casco em tabuado liso ou compensado, c/motor de centro de 25HP.


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    BOATBUILDING
    Howard Chapelle
    W.W. Norton, 1941and 1969

    Considerado a Bíblia da construção de barcos em madeira, aborda todo o processo construtivo com ampla descrição de detalhes de barcos de fundo chato, em V e redondo. Apresenta alguns planos de construção reduzidos que servem de apoio ao desenvolvimento da explanação feita pelo autor.

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    HOW TO BUILD WOODEN BOATS - With 16 Small-Boat Designs
    Edwin Monk
    Dover Publications, Inc. New York - EUA

    O forte desta publicação são os 16 planos de construção apresentados. Nas primeiras 30 páginas do livro, o autor apresenta um resumo das técnicas de construção de pequenas embarcações e logo a seguir passa a expor os seus projetos, desde um pequeno barco a remo, veleiros, barcos a motor, a um veleiro de 17 pés com casco multiquinas, de quilha falsa. Os desenhos remontam a 1934, época da primeira edição do livro, mas o estilo dos projetos, em sua maioria, pode ser perfeitamente utilizado no momento atual.


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    Texto extraidos do site - http://www.geocities.ws/barcosamador/manuaisdeconstrucao.html

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    O Amador e a Capitania dos Portos


    O amador poderá imaginar que é só construir o barco, colocá-lo na água e sair para o seu lazer. Não é bem assim. Para que você possa sair por aí com o seu barco, é preciso ter habilitação da Capitania dos Portos. A habilitação tem várias categorias dependendo do tipo de barco a ser conduzido, se em mar aberto ou em águas abrigadas (baías, rios e lagos). O amador pode então ter habilitação de "veleiro", "arrais", "mestre amador" e "capitão amador" que pode navegar inclusive em águas internacionais. Para a construção do barco também existem certas regras a cumprir de acordo com o porte da embarcação. Existem alguns procedimentos a serem seguidos para a licença e legalização dos barcos normalizados pela Diretoria de Portos e Costas. Nada que o próprio amador não possa fazer, aliás a própria Capitania dos Portos estimula o amador neste sentido informando que não há necessidade de intermediários. (veja o site www.cprj.mar.mil.br). Vale observar que as embarcações de comprimento até 5 metros, consideradas pelas normas como embarcação miúda, têm tratamento específico, sendo dispensadas do cumprimento de determinados itens da legislação, obrigatórios para embarcações de maior porte.
    Clique no link a seguir para acessar diretamente a página das normas da Diretoria de Portos e Costas que trata de tudo sobre a legalização do barco, habilitação e outros ítens da relação entre os amadores e a Capitania dos Portos.


    Normas da Autoridade Marítima - NORMAM
     
    dados extraidos do site - http://www.geocities.ws/barcosamador/oamadoreacapitania.html